quinta-feira, 4 de setembro de 2008

De Cécile Volanges para o Cavaleiro Danceny

(Bilhete escrito a lápis e copiado por Danceny)

Pergunta-me o que faço; amo-o e choro. A minha mãe deixou de me falar; tirou-me o papel, as penas e mais; sirvo-me de um lápis que, por sorte, me ficou; escrevo-lhe num pedaço da sua carta. Claro que aprovo tudo o que o senhor fez: amo-o demasiado para não aceitar todos os meios de obter notícias suas e de dar-lhe minhas. Não gostava do Sr. de Valmont e não o supunha tão seu amigo; procurarei habituar-me a ele, e gostarei dele por sua causa. Não sei quem foi que nos traiu; só pode ter sido a minha criada de quarto ou o meu confessor. Sinto-me muito infeliz: amanhã partimos para o campo; ignoro quanto tempo lá ficaremos. Meu Deus! Deixar de o ver! Já não há espaço. Adeus; veja se consegue ler o que escrevi. Estas palavras escritas a lápis talvez se venham a apagar, mas nunca os sentimentos gravados no meu coração.

De..., 10 de Setembro de 17..


Laclos, Choderlos de, Ligações Perigosas, Pág. 116, Trad. Pilar Delvaulx, Lisboa, Publicações Europa-América, 1989 [editio princeps]

Sem comentários: